12 Dicas Essenciais Para Quem Está Começando a Dirigir
Dirigir é uma meta de vida, e a tão sonhada carteira de habilitação é o desejo de muitos. Ela é sinônimo de status, liberdade, lazer e conquista.
Dirigir também é sinônimo de conforto e de necessidade, pois chegar com rapidez e privacidade a lugares planejados e ter como atender a casos específicos de urgência e saúde não é classificado como luxo.
Geralmente quem está aprendendo a dirigir está querendo ter momentos bons ao volante, livre de sufocos. Se o sentimento de ansiedade tem tomado conta de você, o ideal é manter a calma, sempre se informar e contar com um instrutor de confiança, que lhe passe tranquilidade e segurança.
Mesmo para aqueles cheios de confiança ao dirigir alguns cuidados, no início, devem ser tomados até que você se torne um motorista com um pouquinho mais de experiência, como evitar sair dirigindo à noite em um dia de chuva, que é muito diferente de um asfalto seco.
Para ajudar neste momento, vamos listar dicas importantes para que você tenha segurança nesta fase inevitável, que é o início no trânsito e na função de motorista:
1- O Instrutor, peça chave para conquistar da carteira de habilitação
Como já iniciamos acima, ter afinidade e confiança no seu instrutor é muito importante, pois vocês precisam estar em sintonia nesta missão de enfrentar as ruas pelas primeiras vezes.
A didática do profissional é muito importante. Ele ou ela, precisa te deixar à vontade ao dirigir, no sentido de se sentir relaxado, e confiante, para que você possa se sentir seguro e aprender com mais facilidade.
Comece a aprender a dirigir sempre com os instrutores de autoescola, que são pessoas habilitadas e preparadas para te ensinar e auxiliar na vivência do trânsito.
2 – Observe motoristas experientes
Esta observação é muito importante. Você pode observar, silenciosamente, a maneira como motoristas de seu convívio dirigem, focando em pontos como a troca de marchas, a ultrapassagem, ao estacionarem, as passagens no quebra molas e suas observações visuais ao trânsito.
Esta observação não é para você aprender a dirigir com amigos e parentes, mas sim para que você assimile as habilidades de outros motoristas.
3 – Conheça muito bem a teoria e adquira conhecimento
Ao contrário do que muitos pensam, a teoria que se aprende no processo de habilitação é muito importante para o futuro motorista.
Procure aprender bem o que lhe foi proposto, não somente para passar na prova, mas para levar para a sua vida e para o seu dia a dia. Saber sobre as regras e as leis de trânsito evita que você cometa certos erros que poderiam ter sido evitados.
O conhecimento teórico te ajuda em questões futuras que envolvam direitos e deveres referentes ao trânsito. Leia conteúdos sobre veículos, isso ajuda a ampliar sua visão de motorista.
4 – Mantenha-se calmo, use técnicas para se acalmar
Se você é do tipo que sua frio ao sentar no banco do motorista, se utilizar de técnicas de respiração para se acalmar é uma boa medida. Respirar fundo várias vezes oxigena o cérebro e traz uma melhora para o corpo.
Respire prestando atenção no ar que entra e sai, e siga dirigindo e respirando fundo. Tudo que o seu cérebro precisa é de criar o hábito de estar ao volante, que é uma atividade nova.
Não desista, persista pois, a tendência é que você se acostume e que essa tarefa deixe de ser tão desafiadora.
Utilize-se também de técnicas de visualização, que devem ser praticadas fora do volante. Feche os olhos e visualize-se sempre dirigindo bem, feliz, com tranquilidade e chegando sempre em segurança.
Faça visualizações antes de sair, várias vezes ao dia quando você se lembrar, e à noite, antes de dormir, que potencializará os efeitos.
5 – Conheça o veículo que você vai dirigir
Cada carro tem sim suas particularidades, por isso, entrar uns minutinhos antes no veículo e verificar o painel, botões, marcha, faróis e setas é de grande importância para você e sua segurança.
Imagine sair dirigindo um veículo que você não sabe onde ficam as principais opções que você pode precisar quando estiver no meio do trânsito.
6- Esteja sempre confortável e com o banco ajustado para você
Ao entrar no carro a primeira coisa que se deve ajustar é o banco. Se ele não estiver perfeitamente ajustado você pode ter dificuldades de alcançar os pedais e de ter uma visão perfeita ao olhar nos retrovisores internos e externos.
7- Domínio do uso das Marchas
Para alguns é uma coisa que chega com o tempo. Você pode se utilizar de duas técnicas para essa tarefa: começar a treinar bem os seus ouvidos e se guiar pelo som do motor, que te pede para passar a próxima marcha, ou observar o velocímetro no painel e fazer a troca de acordo com as velocidades alcançadas.
O seu instrutor certamente te instruiu ou instruirá sobre o momento certo dessas trocas acontecerem. A forma utilizada pode ser a que você se adaptar melhor ao dirigir.
Para os carros com câmbio automático, o ideal é fazer um teste e praticar antes de ir para uma rua movimentada.
8 – O uso dos faróis
Os carros contam com dois tipos de faróis, o alto e o baixo. O farol alto só deve ser usado em locais com muita neblina ou em estradas totalmente desprovidas de iluminação, mas nunca ao cruzar com outro motorista, pois atrapalha a visão por ser muito forte.
O farol baixo deve ser usado durante a noite e durante o dia, de acordo com a legislação de trânsito atual.
9 – Ultrapassagens e distância dos outros carros
As ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda e nunca se esqueça de sinalizar antes com a seta.
Os locais proibidos para ultrapassagens também devem ser respeitados. Para quem ainda não se sente seguro, manter-se sempre à direita é a melhor opção.
Nunca se deve dirigir colado no carro da frente pois aumenta o risco de acidentes se ele fizer uma frenagem inesperada. Uma dica de distância segura é aquela em que se vê totalmente os pneus traseiros do carro da frente.
Geralmente quem bate atrás é considerado culpado, com algumas raras exceções.
10 – Calibragem e e excesso de peso
Os pneus devem ser calibrados a cada 15 ou 20 dias e na quantidade de libras indicadas pelo fabricante. Pneus murchos aumentam o consumo de combustível.
Atenção ao excesso de peso no carro, pois isso também eleva o consumo de combustível, além de causar atritos desnecessários do fundo do carro em obstáculos como quebra molas.
11- Dias de chuva e uso do telefone celular
Se você estiver a caminho e a chuva começar, é sinal de que você deve diminuir a velocidade ao dirigir. Independente do limite de velocidade da via, o mais seguro é andar devagar.
O uso do celular no volante é terminantemente proibido. O risco de acidentes aumenta em 400% com o uso e a sua vida é o mais importante.
Nem mesmo os experientes devem se utilizar desta prática e o celular só deve ser checado com o veículo parado.
12 – Revisão do veículo, documento e CNH
O carro é uma máquina. E como toda máquina ele precisa de manutenção, e revisão precisa ser feita com certa frequência.
Os carros mais novos precisam de menos revisões e a necessidade vai aumentando à medida que o carro vai ganhando anos e quilômetros rodados.
A checagem dos freios, do nível de óleo e a troca dos pneus são os itens que se deve estar mais atento.
Os iniciantes são mestres em esquecer o documento do veículo. Tenha-o sempre com você pois, nunca se sabe quando você será abordado em uma blitz e se estiver sem o documento, certamente você será penalizado por isso.
A atenção ao documento também vale para a permissão para dirigir e para a carteira de habilitação, que nunca devem ser esquecidos.
Seguindo essas dicas tudo tende a ser mais simples.