Alimentação dos Gatos – O Que Oferecer Além da Ração
Os donos de gatos também adoram agradar os seus bichanos com petiscos. Mas além da ração e dos petiscos industrializados, será que eles podem comer algum alimento da dieta humana? Sim, mas não são todos os alimentos.
Tenha em mente que os gatos não podem viver só dos alimentos liberados para eles, pois existe uma necessidade nutricional que deve ser suprida e a ração é o melhor alimento para eles por conter todos os nutrientes que os gatos necessitam.
Se você quer agradá-lo com segurança ofereça algo diferente a eles em média duas vezes na semana. Não ofereça alimentos crus ou condimentados, e jamais um o mesmo prato de comida que você come, pois não faz bem.
O que pode substituir a ração de gato sem prejudicá-los
Carnes cozidas e sem tempero
Carnes como frango, carne bovina, peixes do tipo atum e sardinha (que devem ser frescos e não enlatados), e fígado, são ótimas opções para os gatos. O frango é uma carne saudável que oferece a proteína animal que eles necessitam, e geralmente os eles adoram!
O peixe é uma excelente fonte de ômegas 3 e 6 e proteínas. O fígado é um alimento rico em ferro e nutrientes ideais para a saúde.
Vegetais
Eles podem estar presentes na alimentação dos felinos e os legumes devem ser cozidos. Podem ser oferecidos vegetais como abóbora, alface, batata, beterraba, brócolis, cenoura e ervilha.
A batata é rica em vitaminas A, B, E e K, e contribui para a visão, o metabolismo e a coagulação do sangue. A ervilha é fonte de fibras, potássio, ferro e vitaminas B1, C e A, e ainda ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.
O brócolis é uma excelente opção de aperitivo e geralmente agrada o paladar dos gatos.
Frutas
Frutas como morango, maçã, banana, melão, melancia, pêra e goiaba são ótimas sugestões de alimento para os gatos. Elas devem ser oferecidas com cautela por causa do açúcar.
As frutas devem ser higienizadas e suas sementes e talos devem ser retirados. A maçã é fonte de vitaminas B, C e E. A Melancia é boa para ser oferecida como aperitivo, e é uma fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
O morango ajuda no fortalecimento da imunidade e é um anti-inflamatório que possui vitaminas A, B e C. A pera é rica em fibras e vitaminas A, B e C, e contribui para o funcionamento do intestino.
Ovo cozido
É uma opção rica em proteínas, que pode substituir a ração em um caso de emergência, mas o mais indicado é como um aperitivo. O ovo é uma ótima opção para ser oferecido junto com carnes e vegetais. Não é uma boa opção oferecer ovo cru ou frito para os gatos.
Aveia
A aveia é ótima para ser oferecida aos gatos na forma de petisco, sem misturar em nenhum outro alimento. Ela ajuda a regular o intestino, porém o excesso pode soltá-lo.
Prefira a aveia em sua forma natural, sem aditivos e verifique a presença de açúcar em sua composição.
Comidas que gatos não podem comer e não devem ser oferecidas
Existem alimentos que nunca devem ser oferecidos, são alimentos que podem prejudicar a saúde dos felinos, podendo ser extremamente tóxicos para eles. Segue uma lista com a indicação de alguns desses alimentos:
- abacate
- álcool e bebidas alcoólicas
- alho
- alho-poró
- batata crua ou verde (contém uma substância venenosa para os gatos, a solanina)
- cafeína
- carne crua
- carne de porco
- cebolinha
- cebola
- chocolate
- cogumelos
- doces
- groselha
- leite de vaca e derivados
- nozes e demais alimentos da família, como castanhas e avelãs
- ossos
- sementes e cascas de frutas
- tomate
- uva e uva passa
Sobre o leite e derivados
O leite e seus derivados são alimentos que agradam grandemente ao paladar dos gatos, porém, apesar da cultura do potinho de leite para eles, esse alimento não é indicado.
A lactose, que é o açúcar do leite, é uma substância que não é muito bem processada pelo organismo dos gatos,e em grande quantidade pode fazê-los se sentirem mal.
Reações desagradáveis podem acontecer devido ao consumo, e os queijos estão incluídos nesta não indicação.
Iogurte, uma pequena exceção
Apesar da restrição aos gatos do consumo dos derivados do leite por causa da lactose, o iogurte, se for natural e não tiver em sua composição nenhum aditivo artificial, é uma boa opção para ser oferecida em pequenas quantidades.
O iogurte natural é um alimento nutritivo. Estão presentes neste tipo de iogurte bactérias boas que facilitam a digestão da lactose. Uma sugestão é que seja oferecido em uma colher e no máximo de 1 a 2 vezes por semana.
Considerações finais
Entender e aprender sobre a alimentação dos gatos e de todos os pets que criamos com amor é essencial para mantermos a saúde e segurança deles. Respeitar os limites de alimentação é uma forma de demonstrar amor e cuidado.
Esclarecemos que as orientações do médico veterinário de sua confiança não devem ser descartadas pois ele é o profissional mais adequado para definir o que é melhor para o seu gato.