Como Cuidar do Bambu da Sorte
Cuidar do bambu da sorte é uma tarefa simples e prazerosa. É uma planta de interior muito usada na cultura oriental. Ela é símbolo de sorte e prosperidade.
É uma planta altamente cultivada na Coreia, na China e no Japão, bem como em outros países asiáticos, que a cultivam como planta para o interior.
Na crença popular acredita-se que o bambu da sorte tem o poder de atrair sorte e energia positiva para o ambiente em que esteja presente, e que o seu número de hastes pode ter significados bem específicos.
Embora vendida como bambu, na verdade ela é uma espécie de dracena, uma planta de interior com folhas verdes e longas que em seu habitat natural pode atingir até 6m de altura, mas quando cultivadas em vasos tornam-se plantas menores.
Significado do bambu da sorte
Existe uma tradição popular de que o bambu da sorte tem significados diferentes de acordo com a sua quantidade de hastes. Seus significados mais comuns são:
- Três hastes: Representam os tempos presente, passado e futuro, ou os três pilares da vida que são saúde, riqueza e amor.
- Cincos hastes: Significam saúde, vida longa e harmonia.
- Sete hastes: Têm significados ligados à sorte, sucesso e realização dos sonhos.
- Oito hastes: Estão ligadas ao lado financeiro representando riqueza, sucesso e prosperidade.
- Nove hastes: Representam a realização de desejos, a longevidade e a felicidade.
Apesar da grande crença em torno dos significados do bambu da sorte, não há comprovações científicas comprovadas. Muitas pessoas acreditam no suposto poder da planta e a escolhem de acordo com os objetivos que desejam alcançar.
Existem 7 plantas que devemos ter em casa que podem atrair sorte, de acordo com as crenças populares, que são as mais comuns e são utilizadas para este fim.
O bambu da sorte na decoração
Por ser uma planta amplamente utilizada na decoração interna e de grande beleza, há diversas formas de incluir o bambu da sorte nos ambientes. Seguem algumas dicas de como introduzi-lo na decoração:
- Em vasos, como planta de interior: Ele é ótimo para decorar salas de estar, escritórios e cozinhas podendo trazer sorte e boas energias para o local.
- Em conjunto com outras plantas, com pedras ou objetos decorativos criam um ambiente lindo e elegante.
- Suas hastes podem ser usadas secas, como enfeite em arranjos de flores ou na parede.
- O bambu da sorte é muito utilizado para a prática do feng shui para atrair sorte, harmonia e prosperidade para o lar.
Como plantar o bambu da sorte
Seu plantio é fácil. Ele não é uma planta que requer muito tempo e cuidados. Esses passos irão te ajudar a para plantar e ter sucesso:
1 – Escolha do vaso: O vaso pode ser de vidro ou de cerâmica. Se for de cerâmica deve ter buracos para fazer a drenagem. O vaso precisa ter um tamanho ideal, que é pelo menos o dobro do tamanho de suas raízes.
2 – Coloque o substrato: No fundo do vaso deve-se colocar uma camada de pedras ou cascalhos, para fazer a drenagem. Após preparar a drenagem coloque uma camada do substrato próprio para plantas de interior, ou use uma mistura de terra com areia.
3 – Plante o bambu: Fixe o bambu na camada de substrato, apertando com firmeza para que ele fique bem estabilizado. A base do caule deve estar totalmente coberta pelo substrato.
4 – Adicione água: A água deve ser adicionada até que as pedras sejam cobertas e cubra cerca de 1 a 2 cm abaixo da altura do substrato.O bambu não deve ter contato com a água, evitando assim que ele venha a mofar ou apodrecer.
5 – Cuide do recebimento de luz: Apesar do bambu da sorte não poder receber luz direta do sol, ele deve permanecer em uma local bem iluminado, com luz indireta.
6 – Regue regularmente: As regas regulares fazem que o nível de água desejado seja mantido, e não deixe água parada por muito tempo para que ele não venha a apodrecer.
Dicas de como cuidar do bambu da sorte
1 – As regas: Se o bambu da sorte estiver plantado em terra, regue regularmente para que ele esteja sempre úmido. Cuide para que não fique água acumulada no fundo dos vasos. Se você estiver cuidando do bambu da sorte em água, você deve mudá-la a cada 2 a 4 semanas. Isso evita a proliferação de bactérias e fungos.
2 – A Luz: O bambu da sorte prefere a luz indireta. Para atender sua necessidade basta deixá-lo em uma área iluminada e arejada, e nunca com sol direto.
3 – a Temperatura: Evite que o bambu da sorte fique em área com muito vento ou com temperaturas muito altas, o ideal é que a temperatura seja entre 15 a 27º.
4 – Adubação: A adubação deve ser feita com fertilizantes próprios para plantas de interiores. O ideal é que seja feita durante a primavera e o verão, e a cada 2 a 4 semanas. Deve-se diminuir a frequência da adubação durante o inverno.
5 – As podas: Todas as folhas murchas, amareladas e danificadas devem ser sempre removidas, para que a planta permaneça saudável.
6 – Modo de propagação: A propagação, que é o ato de fazer mudas, deve ser feita através do corte da haste com no mínimo três nós. A muda deve ser colocada na água ou em terra úmida.
Concluindo
O bambu da sorte é uma planta de interior, decorativa e de grande beleza. Seu cuidado é bem simples e prático, necessitando ser mantido em um ambiente protegido de correntes de ar e com temperatura ambiente.
Com essas dicas de cuidado, o tempo de vida do bambu da sorte tende a ser bem maior e você terá uma planta linda e encantadora.