Como Fazer um Currículo Perfeito e Atraente Para as Empresas
Um currículo perfeito é o formato ideal de currículo para quem quer conquistar uma empresa logo de início. É um documento muito importante para quem está à procura de um emprego. Ele precisa ser bom o suficiente para atrair a atenção das empresas.
Ele é o seu cartão de visitas e vai passar a primeira impressão e poderá fazer toda a diferença logo na primeira fase do processo de seleção. O seu currículo vai dizer muito sobre você, muito mais do que você imagina.
O seu currículo será o fator determinante para a decisão de convidá-lo para uma entrevista ou de descartá-lo em poucos minutos, por isso ele deve ser um currículo perfeito.
Dicas de como fazer um currículo perfeito
Com essas 11 dicas de como elaborar um currículo perfeito e atraente para as empresas você poderá fazer um currículo muito mais eficiente e que seja atrativo para os recrutadores. São elas:
1 – Mantenha o seu currículo sempre atualizado
Seu currículo deve estar sempre atualizado com as suas últimas experiências e realizações. Ele deve ser um currículo enxuto e objetivo, contendo apenas as informações relevantes para o cargo pretendido.
Não adianta manter no currículo uma experiência como padeiro se o cargo pretendido for de motorista, por exemplo.
2 – Faça uma boa apresentação
Escolha uma fonte legível, nada de letras que geram dúvidas sobre o que está escrito. O documento deve ser organizado e fácil de ler e encontrar as informações.
Faça o currículo em preto e branco, só utilize cores e imagens como gráficos somente se for agregar muito ao seu currículo. Ele não deve chegar amassado na empresa, utilize sempre um envelope para protegê-lo.
3 – Mostre as suas realizações
Ao invés de apenas listar seus empregos e o cargo ocupado em cada um deles, descreve as suas conquistas e realizações. Um currículo perfeito dá uma visão aos recrutadores do seu valor para a empresa.
4 – Tenha sempre informações de contato
Inclua sempre informações claras e corretas, como seu nome completo, telefone, e-mail, e endereço. Isso facilita para os recrutadores fazer contato com você.
Muitas pessoas perdem oportunidades devido a empresa não conseguir localizá-los com as informações de contato deixadas.
5 – Personalize o seu currículo para o cargo pretendido
Cada vez que você for candidato a um emprego diferente, faça um currículo personalizado para a vaga pretendida. Coloque informações relevantes para o momento.
Fazer um trabalho personalizado mostra o seu esforço para oferecer à empresa informações precisas e importantes para ela, fazendo dele um currículo perfeito.
6 – Use palavras chave relevantes
Com a modernização e o avanço da tecnologia muitas empresas utilizam softwares para fazer a triagem dos currículos e encontrar os candidatos mais adequados para as vagas.
Inclua no currículo como palavra chave, por exemplo, o nome do cargo pretendido, entre outras, ajudará o seu currículo a ser mais facilmente encontrado.
7 – Não escreva mentiras
Não coloque informações falsas no seu currículo e nem exagere para super valorizá-lo.
Quando uma mentira é descoberta pode prejudicar seriamente a sua credibilidade e comprometer todo o seu processo de seleção ou após ter sido contratado, reduzindo a zero as suas chances de conseguir ou permanecer na vaga.
8 – Peça ajuda para fazer a revisão
Mostre o seu currículo depois de pronto a alguém que possa te ajudar na tarefa de revisar o documento antes de enviá-lo à empresa. Escolha alguém que tenha conhecimento e capacidade de identificar erros e pontos de melhora e dar sugestões.
9 – Mantenha a coerência no documento
Certifique-se de manter do início ao final do currículo o mesmo padrão de fonte, formato e linguagem. Isso ajudará o seu currículo a ficar com uma aparência profissional e organizada.
10 – Seja muito claro e específico
Não use frases vagas e indefinidas. Seja específico na apresentação de suas habilidades e experiências anteriores. Essa clareza ajuda os recrutadores a definir o seu histórico e aptidões.
11 – Inclua referências profissionais
As referências profissionais só devem ser incluídas se você tiver autorização das pessoas que você irá indicar para dar referências suas.
Se o seu currículo não tiver referências profissionais ele não será descartado pois geralmente não é item obrigatório para as empresas, a não ser que elas exijam.
O próximo passo é aprender como se preparar para uma entrevista de emprego, veja o nosso post!
O que as empresas esperam de um currículo
As empresas ao analisar um currículo esperam que ele demonstre as habilidades do candidato, bem como sua experiência e sua personalidade. Por esse motivo o currículo precisa ser completo, sucinto e bem profissional, ser um currículo perfeito.
Segue uma lista de coisas que as empresa esperam encontrar em um currículo:
- Habilidades que sejam relevantes para o cargo da vaga pretendida.
- Experiência profissional organizada como um histórico de carreira, que tenha relevância para o cargo.
- Suas realizações, destacando os resultados alcançados em cada cargo ocupado anteriormente.
- Currículo com aparência profissional, com clareza e organização, sem erros de ortografia e gramática.
- Traços da personalidade do candidato e as suas paixões, pois ajuda os recrutadores a entenderem como você é como pessoa.
- Palavras chave que levam ao cargo pretendido. Para empresas que utilizam triagem automatizada seu currículo poderá ser facilmente encontrado.
- Honestidade, pois não ser transparente e se utilizar de mentiras para se promover pode ser o início de uma tentativa arruinada de ocupar uma vaga.
Considerações finais
O currículo é a primeira parte do processo de seleção e é o seu primeiro contato com a empresa. Ele precisa ser apresentável e mostrar que você tem as habilidades necessárias para ocupar o cargo pretendido. Nunca se esqueça de mantê-lo sempre atualizado.
Com essas dicas de como elaborar um currículo perfeito para as empresas há grande chance de você ser mais assertivo e de melhorar o olhar das empresas para você.