Horta em Vasos – Ideias de Temperos Para Cultivar
Uma horta em vasos, seja em casa ou apartamento, pode transformar diversos cantinhos. Ter uma horta de temperos é algo muito especial pois você pode tê-los sempre frescos e acessíveis, além de ser uma atividade muito prazerosa.
Um outro benefício é o fato de cultivar alimentos mais naturais, sem a presença de agrotóxicos e pesticidas, cria um estilo de vida mais saudável. Além disso, você economiza no custo desses alimentos, por estarem sempre disponíveis.
Ao mergulhar no mundo do cultivo orgânico você adquire conhecimento sobre diferentes espécies, tornando-se uma atividade educativa e divertida. Aproveite as ideias de tempero para cultivar para e faça da sua horta em vasos um prazer.
Com essas ideias de tempero para cultivar você terá várias opções para iniciar a sua horta em vasos.
Quais temperos podem ser cultivados em uma horta em vasos?
Você pode cultivar uma diversidade de temperos em casas ou apartamentos, utilizando vasos. O importante é entender que cada planta de tempero tem necessidades diferentes no que se refere à luz, regas e solo.
Escolha os temperos que você mais gosta e experimente plantá-los. Bancadas de cozinha e janelas ganham um charme todo especial, com a presença dessas plantas. Existe uma diversidade de vasos lindos e com materiais diferentes e coloridos que completam o visual.
Dicas de 12 temperos para cultivar em vasos
Separamos uma lista com 12 variedades de temperos para te inspirar, aqui estão eles:
1 – Manjericão: Muito fácil de cultivar, ele é utilizado em muitos pratos e especialmente em molhos, pizzas e sopas.
2 – Coentro: Sua versatilidade é o seu maior atrativo pois pode ser introduzido em diversos tipos de culinárias, como a mexicana, a mediterrânea e a asiática.
3 – Orégano: É bem querido e conhecido na culinária. É um ótimo tempero para carnes, sopas e massas.
4 – Alecrim: Seu aroma e sabor forte são marcantes. Ele é muito utilizado em carnes, molhos e sopas.
5 – Salsa: É fácil de cuidar e também é muito versátil na cozinha. Pode ser utilizada em vários tipos de receitas como guacamole, sopas e molhos.
6 – Cebolinha: Muito popular na culinária e compõem pratos de diversas nacionalidades, como a cozinha americana, asiática e mexicana.
7 – Tomilho: amplamente utilizado na culinária mediterrânea. Pode ser utilizada em pratos como carne, massas e sopas.
8 – Louro: Esta erva é muito aromática e de sabor marcante. É muito utilizada em molhos, carnes, sopas e feijão.
9 – Salva: É muito suave e de um delicioso aroma. É muito utilizada em molhos, saladas e receitas de ovos.
10 – Cominho: É utilizado em várias partes do mundo e em uma diversidade de pratos. Muito utilizado na culinária mexicana, mediterrânea e indiana.
11 – Pimenta-do-reino: Muito popular em nossa cozinha. Pode ser utilizada em uma diversidade de pratos, como carnes, molhos e sopas.
12 – Erva-doce: Possui um sabor inconfundível e aroma perfumado. É utilizada em vários tipos de culturas como a asiática, francesa e alemã. As broas de fubá são o prato mais conhecido para o uso da erva-doce.
Como fazer uma horta em casa de temperos em vasos
Listamos aqui alguns passos importantes a serem observados para a criação da sua horta em vasos de temperos.
Tratamos de um modo geral os cuidados que a sua horta requer, mas lembramos que é necessário observar e conhecer as particularidades de cada planta escolhida e de suas necessidades, para se ter um cultivo de sucesso. São eles:
- Escolha dos vasos: Os vasos precisam ter o tamanho adequado para o que se deseja plantar e também devem ter uma boa drenagem, pois a saída do excesso de água é muito importante. Um solo encharcado faz com que as raízes das plantas apodreçam.
- Preparo do solo: Compre terra ensacada, vendidas em casas especializadas, ou use a terra que você tiver e acrescente um adubo orgânico antes de plantar.
- O plantio: Você deve colocar a terra nos vasos até atingirem 2 ⁄ 3 de sua altura, coloque as sementes ou mudas escolhidas e cubra com a terra. Regue em seguida.
- Iluminação: É um fator muito importante. As suas plantas precisam receber de 4 a 6 horas de iluminação direta diariamente.
- As regas: Tem que ser feitas com regularidade, porém, o solo não deve ficar encharcado e sim com a umidade adequada, o solo não deve estar seco e o excesso de água deve ser evitado.
- Adubação: Deve ser feita a cada duas semanas. Use de preferência o adubo orgânico ou um fertilizante líquido apropriado para horta em vasos.
- Cuidados: Sempre retire as folhas secas e danificadas por sinais de doenças. Isso evita que mais doenças se propaguem e que haja propagação de insetos. As podas também são importantes para que as plantas produzam com qualidade e se mantenham saudáveis.
Conclusão
Cultivar uma horta em casa é uma atividade que alivia o estresse. É uma verdadeira terapia, dedicar tempo ao cuidado das plantas. Ter ervas sempre à disposição é uma ótima opção além de dar um toque especial à sua casa e cozinha.
Escolha os temperos ideais para você, de acordo com o seu gosto e deixe fluir a imaginação, integrando a sua horta em vasos à decoração da sua casa.